quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

As 10 piscinas naturais mais bonitas de Portugal

As Piscinas naturais são cada vez mais procuradas como destino principal de férias. Aqui serão sugeridos alguns exemplos de estadias mais próximos das piscinas, restaurantes e o que fazer nos arredores. Fique a saber onde pode encontrar as mais belas piscinas em Portugal. Acompanhe-nos durante esta visita que a Natureza criou e o Homem explora.


1 - Piscinas Naturais da Senhora da Piedade (Lousã): Situa-se no centro da cidade, Ribeira de S.João, rodeada por uma vegetação densa. Tem chuveiros, um bar, parque de merendas e um restaurante panorâmico com esplanada e praias fluviais. Parque de estacionamento, incluído parque para bicicletas. Esta piscina é vigiada.

Onde dormir: - Mélia Palácio da Lousã; Casa da Eira Apícola; Casa do Vale Linteiro. Quintal de Além do Ribeiro.
Onde comer: - Restaurante “Burgo”; Restaurante “Viscondessa”.
O que fazer: Visite a Capela Nossa Sr.ª da Piedade, a Igreja Paroquial S. Silvestre, Castelo da Lousã,Santuário Nossa Senhora da Piedade e o Eco Museu da Serra da Lousã.

2 - Piscinas Naturais da Louçainha (Coimbra): Situado perto da praia fluvial de Louçainha, é um local verdejante com parque de merendas e um restaurante panorâmico.

Onde dormir: - Pensão “Bigodes”; Quinta do “Espanhol”; Quinta do “Couço”; Parque de Campismo de Louçainha. Todos os estabelecimentos acima situados situam-se em Penela.
Onde comer: - Restaurante da Praia Fluvial da Louçainha; Restaurante “Represas da Louçainha”; Restaurante “Ruínas do Rabaçal”.
O que fazer: Aqui existem inúmeros percursos pedestres. Não se esqueça de visitar a Cascata da Pedra Ferida, Castelo da Penela, Castelo Germanelo, Miradouro da Chanca e o Convento do Germanelo.

3 - Piscina Natural de Penha Garcia (Idanha-a-Nova, Castelo Branco): É uma piscina com cascata e com vistas panorâmicas sobre os montes. Toda ela é rodeada por rochas.

Onde dormir: - Casa Santa Catarina; Casa do Castelo Novo;  “Ô Hotel Fonte Santa” a 12km de Penha Garcia.
Onde comer: - Restaurante “O Javali”;
O que fazer: Aqui existem pontos de escalada, moinhos de água, antigas casas dos moleiros e até um Museu de Fósseis. Na aldeia pode visitar o Castelo, o parque iconológico GeoParque Naturtejo e a Barragem de Penha Garcia.

Aqui encontram-se as mais famosas piscinas naturais a nivel internacional, principalmente as dos Açores criadas por rochas bálsicas.

4 - Piscina Natural de Porto Moniz (Funchal, Madeira): bastante famosas por encontrarem-se abertas durante todo o ano, é considerada a principal atração da vila. Nas imediações encontra-se um parque infantil, acesso para deficientes, balneários com cacifos, parque de estacionamento e bar. Estas piscinas encontram-se vigiadas.

Onde dormir: - Aqua Natura Madeira Hotel; Hotel Moniz Sol; Euro Moniz Inn;           - Residencial Salgueiro. 
O que fazer: Aqui pode disfrutar da paisagem no teleférico dos Achados da Cruz. Visite o miradouro doVéu da Noiva, Aquário da Madeira e Mini Eco Club.

5 - Piscina Natural de Mosteiros (São Miguel, Açores): Naturalmente criadas pela atividade vulcânica. Não se encontram vigiadas nem com bandeira azul.
Onde dormir: - Hotel “Vale do Navio” a 13km.
O que fazer: Nas proximidades pode visitar os Poços dos Mosteiros, Praia dos Mosteiros e o Porto de Pesca. Na vila, a Igreja Matriz e a Capela São Lázaro.

6 - Piscinas Naturais de São Sebastião (Ilha Terceira, Açores): Estas piscinas localizam-se na Baía dos Salgueiros. Aqui pode fazer atividades como pesca desportiva e mergulhar nas águas cristalinas. Possuem instalações sanitárias e duches. Esta piscina é vigiada apenas no período de verão.

Onde dormir: - Atlântida Mar Hotel;Residencial Ermida dos Remédios; Pensão Residencial Branco; Pensão Residencial Branco II.  Todos os estabelecimentos acima referidos encontram-se a 6km das piscinas.
Onde comer: - Restaurante “Sabores do Chef”; Restaurante “O Pescador”.
O que fazer: Nas imediações situa-se um Parque de Campismo e um Parque de Merendas. Existe, também, um parque de diversões Rope Adventure, conhecido pelas atividades em redor da natureza. Situa-se a 7km da piscina.

7 - Piscina da Preguiça (São Jorge, Açores): Esta piscina situa-se em Velas, ao lado de um mar revolto. Nas imediações encontra sanitários e duches, serviço de bar e a vista para a ilha do Pico. Esta piscina é vigiada.

Onde dormir: - Quinta de São Pedro; Casa do António (no local); Cantinho das Buganvilas a 1km da piscina; Residencial “Solmar” a 19km.
O que fazer: Visite a Ponta dos Rosais, Parque Florestal “Sete Fontes” e a Marina de Velas. A nível histórico visite a Igreja de São Jorge e o Museu Francisco de Lacerda.

8 - Piscina da Fajã Ouvidor (São Jorge, Açores): Perto da piscina anterior, encontra-se esta. Possui condições perfeitas para mergulhos. O acesso é de asfalto. Ótimas condições para quem viaja de automóvel. Nas imediações pode encontrar sanitários, duches, e serviço de bar. Esta piscina é vigiada.

Onde dormir: - Quinta de São Pedro; “Casa do António” no local; “Cantinho das Buganvilas” a 1km; “Residencial Solmar” a 19km.
Onde comer: - Restaurante “Fornos de Lava”; Restaurante “Amílcar”; Restaurante “Amigos”. Todos eles situam-se em Calheta.
O que fazer: Subir à falésia com 400metros de altura. Visite a Ribeira da Casa Velhaas duas grandes nascentes. Não pode deixar de provar o queijo de São Jorge, as amêijoas, caranguejos e as lapas.

9 - Piscina Natural de Varadouro (Ilha do Faial, Açores): Situa-se na costa ocidental da ilha, sobre a encosta do Monte de Castelo Branco. Estão ao dispor do visitante sanitários e duches, serviço de bar e acessibilidade a pessoas com dificuldade motoras. Esta piscina é vigiada.

Onde dormir: - “Casas do Areeiro” a 1km; “ Quinta das Buganvillas” a 7km; Apartamentos turísticos “Verdemar” a 13km; “Faial Resort Hotel” a 13km;
 Onde comer: - Restaurante “Fornos de Lava”; Restaurante “Amilcar”; Restaurante “Os Amigos”;
O que fazer: Aqui pode visitar o Parque Florestal do Capelo, a Praia da Fajã, Caldeira do Cabeço Gordo, o Vulcão dos Capelinhos e a Torre dos Relógios. Como atividades ao ar livre sugere-se“Pegada Activa” – turismo e desporto na natureza; Cachalote à vista! (passeio marítimo) e Norberto Diver.

10 - Piscina Natural do Porto do Comprido (Ilha do Faial, Açores): Localiza-se numa antiga estação baleeira. O acesso à piscina é íngreme, apenas com um corrimão de apoio e passadiço em cimento.

Onde dormir: - “Casas D’Arreira” a 9km; Hospedaria “Verdemar” a 18km;  “A Casa do Lado – Guesthouse” a 18km; Hotel “Horta” a 19km;
O que fazer: Visite o centro interpretativo do Vulcão dos Capelinhos, o Museu da Horta e o Museu da Industria Baleeira. Como atividades ao ar livre, as mesmas da piscina anterior, uma vez que ficam perto.

Sem comentários:

Enviar um comentário